Saturday, January 15, 2011

Discernimento das coisas espirituais, sabedoria de Deus.

DEVOCIONAL DE HOJE, 15 DE JANEIRO DE 2011
A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento. Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz." Tiago 3:17-18
--- O discernimento das coisas espirituais é possível apenas àqueles que são capacitados pelo Espírito. A sabedoria de Deus não é acadêmica e até o irmãozinho semi analfabeto é capaz de ter mais sabedoria celestial do que um universitário. Quando Nicodemos diz a Jesus Cristo que Ele vem de Deus, pois só quem vem de Deus faz o que estava fazendo, Ele responde que Nicodemos não tinha capacidade para discernir as coisas espirituais.
--- A sabedoria de Deus é algo que identifica quem tem o Espírito, ou seja aqueles que foram resgatados para o Reino de Cristo, cujas vidas são testemunho natural da atitude cristã, pois eles simplesmente trabalham no Reino desinteressadamente, como o voluntário que é capaz de deixar sua internet, o “Happy Hour” habitual, o aconchego familiar, o programa do clube, ou até mesmo o “culto show de louvor” na sua Mega Igreja, para se embrenhar no barro e na chuva lá no meio dos desabrigados e necessitados para fazer alguma coisa, desde escavar a lama para procurar sobreviventes a dar uma palavrinha de conforto àqueles que estão desesperados. Tiago diz que uma das características marcantes dessa sabedoria é de que ela é “cheia de misericórdia e bons frutos”.
--- Essas são circunstâncias especiais. Mas Tiago vai muito além. Ele diz que essa sabedoria é pura, ou seja, não é má intencionada. Há pessoas que demonstram sabedoria para serem admirados, elogiados, levar vantagem e defender seus próprios interesses. Quem tem a sabedoria de Deus, é pacífico, nunca entra em conflito. É cordato, não é faccioso ou nem tendente a disputar alguma coisa sempre que houver interesse pessoal; unca gera conflito, pelo contrário é pacificador.
--- Tiago diz que quem não tem a sabedoria de Deus não está qualificado para defender a “Verdade”, a verdade da fé, a verdade da salvação, a verdade do Reino de Cristo, o Evangelho de Cristo. Se fizer, o estará fazendo indignamente, pois a verdade não está nele. “Não mintais contra a verdade”, significa afirmar falsas reivindicações de ter a verdade.
--- Veja a dureza da repreensão de Tiago (17:13-16): "Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras. Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade. Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca. Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins”.

Deus abençoe o seu dia!
Rev. Alcenir Oliveira
Primeira Igreja Presbiteriana de Richmond, CA
First Presbyterian Church Richmond, CA