Saturday, January 22, 2011

Guardando as coisas velhas na garage, na prateleira e nos cabides espirituais

DEVOCIONAL DE HOJE, 22 DE JANEIRO DE 2011
Se alguém esta em Cristo, nova criatura é. As coisas antigas já passaram, tudo se fez novo. 2 Cor 5:17.
          A maioria das casas nos EUA têm garage, mas muitas delas não guardam carros porque os donos vão amontoando as coisas que saem de uso ou que supostamente ainda serão usadas. Mas isso não é privilégio dos EUA. Todos nos temos um monte de coisas que gostamos muito e que vão sendo substituídas, mas não vendemos, doamos e nem jogamos fora, são de estimação, relíquias, e começam inclusive a incomodar. As mulheres tem muita dificuldade com relação a isso porque a moda feminina muda com muita frequência e os guarda-roupas vão enchendo.
          A vida Cristã tem um grande paralelo com isso. Tudo se fez novo, diz Paulo, e começamos nossa caminhada da renovação espiritual. Vamos construindo novos hábitos, novas atitudes, mas as coisas antigas vão ficando nos cabides ou nas prateleiras da garage espiritual. Mentira, hipocrisia, arrogância, destempero verbal, atitudes ruins e vícios são coisas que não devem ficar nos guarda-roupas, prateleiras e garage espirituais. Elas são os laços de satanás para nos derrubar e tentar ganhar pontos com Deus.
          Há pessoas que acham que pecado é o pecadão, ou seja, matar, prostituir e roubar. Eles confundem pecado com atos que fazem noticias de jornal ou zum-zum-zum dos fofoqueiros. Esses pecadões são jogados fora, mas mantêm os demais. Esses pecados genéricos, que não são de marca, não os deixa nunca serem prósperos na vida espiritual.
          Devemos orar para que o Espirito Santo nos convença a jogar fora as coisas velhas que estão nos porões espirituais e tomar posse completamente das coisas novas que surgiram, como disse Paulo.

Deus abençoe o seu dia!
God bless your day!
Rev. Alcenir Oliveira
Primeira Igreja Presbiteriana de Richmond, CA
First Presbyterian Church Richmond, CA