Tuesday, January 18, 2011

Amigos de fé

Lucas 5:17-26
Existe amigo mais apegado que um irmão (Pv 18:24)
          Nós encontramos na Bíblia vários relatos de amizades. O apostolo Paulo tem um relacionamento não só ministérial com os seus assistentes, mas também de amizade. Tito e Timóteo são exemplos disso. Barnabé foi também amigo e companheiro de ministério.
          Jesus Cristo mesmo foi amigo da família de Lázaro, imão de Maria e Marta. Maria é aquela que derramou perfume nos pés de Cristo. Em João 11:3 diz o seguinte: Então as irmãs de Lázaro mandaram dizer a Jesus: “Senhor, aquele a quem amas está doente”.
          Alguns comentaristas dizem que a casa de Jesus em Cafarnaum era a casa de Pedro, o companheiro que está sempre junto de Jesus. Jesus considerava os discípulos seus amigos. Certa vez disse a eles: já não vos chamo servos, pois ao servo não se dá a conhecer o que revelei a vocês, mas sim a amigos. João 15:15.
          No velho testamento, quero mencionar apenas duas amizades: a de Jônatas e Davi; a de Moisés e Hobabe. Moisés, em Números 10:29-32, quando sabe que seu cunhado e amigo Hobabe vai se separar, pede a ele que fique. Mesmo tendo Deus como guia, Moisés diz a ele que sua experiëncia de deserto os ajudaria muito. Vemos aqui, na realidade uma manifestação de amizade. Moisés não precisava de guia, pois Deus provia direcionamento e segurança para eles através da núvem e da coluna de fogo.
          Nós conhecemos pelo menos duas canções brasileiras sobre a amizade que marcaram época. Uma é do cantor mineiro Milton Nascimento que diz “amigo é coisa para se guardar debaixo de sete chaves dentro do coração”.
          A outra é “você meu amigo de fé, meu irmão, camarada”, de Roberto Carlos. São letras de quem conhece o valor da amizade. É o que também está escrito no texto de provérbios que lemos. Só pode ter sido fruto de uma amizade bem preservada.
          Os testemunhos de cristãos que chegaram a Cristo por intermédio de amigos são muito bonitos. Eles revelam o caráter amigo de Cristo. Jesus se fez amigo de quem queria ensinar e escolheu os amigos para dar seus últimos ensinamentos.
          Para Jesus falar aos doze tudo que o Pai tinha lhe dito era sinal de amizade incomparável (Jo 15.15). Só amigos poderiam resistir ao que viria adiante: sentimento de abandono, d medo, de tristeza, de traição e de negação.
          No texto de Lucas 5:17-26, Jesus, vendo a fé dos amigos do paralítico, pronunciou uma das declações mais importantes e preciosas que Deus pode fazer em relação a um pecador: “Os teus pecados estão perdoados”. Se a história desses amigos terminasse aqui, já seria digna de ser registrada. A ação desses amigos não só conquistou perdão de pecados, mas a amizade e fé daqueles homens lhe trouxe a cura.
          Esse é o resultado de fé com amizade. Se a amizade por si só já pode muito, com a fé pode atravessar séculos e nos trazer a mensagem de salvação.
          Muitas vezes amigos levam amigos a Cristo. É isso que propomos aqui. Vamos juntar esforços numa campanha do amigo, pois através de nós Jesus Cristo poderá fazer a obra de salvação na vida de nossos amigo. Você certamente tem muitos amigos e, entre eles, muitos ainda não têm a salvação. Embora você queira que eles se venham para o Reino, não teve aquela circunstância apropriada para colocá-lo diante de Cristo. Nesta campanha você vai conseguir fazê-lo. Não importa quantos queiram acompanhar você. Comece hoje mesmo a orar por alguns amigos. Procure se interessar pela vida deles, seus problemas e realizações; ofereça-se para orar por eles sem compromisso; se não puder orar na presença, ore em casa e depois diz para eles. Quando os problemas forem resolvidos, eles vão lembrar que alguém orou por eles. Quando houver oportunidade, convide-os para a igreja, e o Espírito Santo vai se encarregar de fazê-los ouvir uma mensagem de salvação.
          Lembro que um visitante esteve discutindo os problemas do dia-a-dia com sua mulher no dia anterior de quando visitariam a igreja. Ele lhe falou para olhar o exemplo de Jó e explicou-lhe que Jó sofreu, mas jamais deixou de honrar e adorar o nome do Senhor.
          No dia seguinte quando ouvia a mensagem, ele disse para a mulher quem foi que contou a nossa conversa para o Pastor. Ele está falando tudo que você me disse. Isso é o Espírito Santo sincronizando a mensagem de salvação com as circunstâncias e os passos daqueles que o procuram.
          Muitas vezes serão os próprios amigos que terão tomar providências quando precisam de perdão dos pecados, de assistência, de consolo, de conforto, de cura, diz Tiago 5:15.
          A fé com amizade traz cura dos males e leva-nos insistentemente a Cristo, ultrapassando os obstáculos, as barreiras, a multidão que impede que nos coloquemos à frente do mestre.
          Muitas vezes é preciso ser carregado por amigos, pois de outra forma não veríamos a graça de Deus e a restauração. Seus amigos certamente não estarão precisando de ser carregados como o paralítico de Cafarnaum, mas precisam ser levados à mensagem salvadora de Cristo, e assim receber perdão dos pecados e entrada no Reino de Deus.
          Amizade é digna de ser guardada no peito, mas a fé é digna de ser anunciada a todos e expressada com ousadia aos nossos amigos.
          Amizade e fé na vida cristã devem ser inseparáveis: onde há amigos devemos anunciar a fé, e na comunidade em que vivemos devemos preservar os amigos para que tenham a oportunidade de receber a mensagem da fé.
          Ter amigos pode ser melhor que ter irmãos, mas o melhor mesmo é quando ambos se juntam e venham a ser as duas coisas ao mesmo tempo no Reino de Cristo, a Igreja.
          Quero encerrar com o seguinte texto popular: amigo, “ás vezes em certos momentos difíceis da vida, em que precisamos de alguém pra ajudar na saída, a sua palavra de força, de fé e de carinho, me dá a certeza de que eu nunca estive sozinho”. Esse texto foi elaborado por um Cristão, embora como canção secular. No entanto, ele expressa aquilo que a própria Palavra de Deus nos incentiva a fazer: cultivar e valorizar a amizade.
          É isso que eu convido vocês a fazer. Que em 2011 os amigos sejam nossa prioridade para receber a mensagem salvadora de Cristo.