Saturday, January 29, 2011

Crentes domingueiros

DEVOCIONAL DE HOJE, 29 DE JANEIRO DE 2011
"... deixem-se encher pelo Espírito, falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo" (Efésios 5:18-20).
          Fico muito feliz de ver a igreja reunida em culto, e notar como é fácil e como as pessoas amam dar graças a Deus, com cânticos maravilhosos de adoração e louvor. Entretanto, imagino se acontece da mesma forma quando na segunda-feira se preparam, se põem a caminho do trabalho e como será o resto do dia. E assim até domingo para novamente estarem "na benção".
          Há crentes dupla personalidade: ímpios por seis dias e santos por um dia, os chamados crentes domingueiros. O Apóstolo Paulo escrevendo aos Efésios, nos aconselha a nos encher do Espírito e diz como - ... louvando ... e dando graças. Com que frequência? Só nos domingos, nos cultos durante a semana? Não! Ele diz que devemos fazê-lo constantemente. Em outro momento, Paulo diz para em tudo darmos graças, pois todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus.
          Devemos orar para que sejamos crentes sete dias por semana, e que o domingo seja o dia da grande festa de louvor e adoração. E que Deus nos afaste a tentação de nos tornar crentes domingueiros.

Deus abençoe o seu dia!
God bless your day!
Rev. Alcenir Oliveira
Primeira Igreja Presbiteriana de Richmond, CA
First Presbyterian Church Richmond, CA

Orgulho, medo e vergonha

DEVOCIONAL DE HOJE, 28 DE JANEIRO DE 2011
"O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas ..."Lucas 4:18
          Podemos apontar algumas reações dos Nazarenos ao ouviram Jesus dizer que esta profecia estava se cumprindo nele. Orgulho - eles esperavam um Messias bem nascido, família média ou rica, membro da liderança religiosa, não um nazareno que cresceu junto com os filhos deles. Vergonha - muitos dentre eles certamente discerniam a unção espiritual em Jesus e criam nele, mas não podiam tornar isso público. Medo - temiam mudanças; os Judeus eram o povo escolhido, não era para os marginais (pobres, cativos, cegos, oprimidos) da sociedade que o Messias viria; entendiam que, ao vir e reestabelecer o Reino, todos os marginais seriam bem tratados. 
          O orgulho e o medo são dois grandes obstáculos a uma decisão por Cristo e para uma vida Cristã abundante. Max Lucado faz a seguinte reflexão: "Orgulho quer se mostrar, vergonha quer se esconder. Mas ambos produzem o mesmo resultado, o afasta do Pai. Orgulho diz: "Você é bom demais para Ele". Vergonha diz: "Você não vale nada para Ele". Orgulho desvia você para longe dele. Vergonha mantém você longe dele. Se o orgulho é que faz você cair, é a vergonha que não deixa você levantar". 
          O orgulho pode impedir alguém de ouvir e aceitar a verdade; o medo de mudanças na sua vida, também. A isso se soma vergonha do que os outros vão achar. Dura coisa é sair da zona de conforto. Entretanto, eles tem sido também grandes obtáculos na vida dos crentes, impedindo que tenham uma vida cristã frutífera.
          Devemos orar para que o orgulho, o medo e a vergonha não sejam obstáculos nas nossa caminhada cristã.

Deus abençoe o seu dia!
God bless your day!
Rev. Alcenir Oliveira
Primeira Igreja Presbiteriana de Richmond, CA
First Presbyterian Church Richmond, CA