Friday, January 21, 2011

Ocupação: gerente de templo

DEVOCIONAL DE HOJE, 21 DE JANEIRO DE 2011

          Você sabe quais são as responsabilidades e o que é o trabalho de um administrador ou gerente de igreja? Acho que você nem imagina. Vamos falar apenas dos trabalhos de um departamento da igreja, o templo. O que é necessário para deixar o templo prontinho para o culto? Nós que vamos aos cultos e outros encontros que acontecem no templo não paramos para refletir sobre o trabalho envolvido na preparação de um templo para uso. Vamos ver um pouco desse trabalho. Primeira coisa é a claridade. A luz do templo tem que estar sempre acesa e na quantidade certa pois as pessoas precisam enxergar bem tudo por onde andam, onde sentam, com quem falam, o que as pessoas usam e as cores, além de que vão precisar de luz para ler a Bíblia, entre outras coisas; portanto, o gerente tem que estar constantemente atento para que tenha luz em abundancia no templo.
          Segunda coisa é a aparência. Dizem que a primeira imagem é a de sempre, é a que fica. Depois que vemos uma pessoa pela primeira vez, se ela estiver toda suja, despenteada, roupa amarrotada, roupas curtas ou apertadas muito sexualmente apelativas, depois, por mais que a pessoa se arrume, vamos sempre lembrar da primeira vez que a vimos e nunca vamos esquecê-la. Isso não pode acontecer com o templo. A imagem do templo, tanto por dentro quanto por fora, precisa ser perfeita, bonita, bem adornada, cores alegres, de tal forma que quando você vê ou entra nele você sente alegria, paz, aconchego.
          A terceira coisa é o conforto. O gerente precisa manter tudo muito limpo, pois nada é mais desagradável do que entrar no templo e ver que tem sujeira no ladrilho ou carpete, banco que a gente fica temeroso de sentar e sujar a roupa, teia de aranha balançando no teto, chicletes colados nos bancos e no chão, poeira levantando quando as pessoas andam, pedaços de material pelo chão a fora, o lugar onde o pastor prega não tem nem uma florzinha ou uma toalha bordada para decorar, os instrumentos de música e aparelhos estão todos velhos e sujos. Estas são algumas tarefas do gerente do templo. Vamos parar por aqui, pois a lista é muito grande para falar todas.
          Agora pense numa coisa, esse gerente é você. Sabe qual templo você chefia? O seu corpo. Veja o que a Bíblia diz em I Corintios 6:19 “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário (templo) do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?". No mesmo capítulo Paulo diz que antes de pertencer a Cristo você não poderia ser templo, pois estava no pecado, e era impuro, idolatra, adúltero, prostituto, ladrão, avarento, bêbado, maldizente, mas agora esta lavado, santificado, justificado, ou seja, tudo que um templo é: limpo, santo e onde não entra injustiça ou pecado (impureza, idolatria, adultério, prostituição, roubo, ladroes, avareza, bebedice, embriaguez, fofoca, murmuração, xingamento). Uáu! Já pensou na sua responsabilidade de cuidar desse templo bonito do qual você é gerente, e que tem que dar conta dele para o Espirito Santo?
          O seu templo tem que ter muita luz. Jesus Cristo disse "Vós sois a luz do mundo”. Tem que ter boa aparência, tem que ser bem cuidado, agradável aos olhos do mundo, afinal esse templo é conhecido também como membro do corpo de Cristo, se você não cuidar dele o mundo vai ver um Cristo relaxado, sujo, mal vestido, despenteado, que pouco se importa se tiver comendo mais do que o necessário e ficando gordo, ou se o excesso de gordura, sal e carboidratos estão fazendo a pressão arterial subir, e que não malha nunca, correndo o risco de entupir a veias e ter um derrame ou ataque cardíaco. Como é que o mundo vai aceitar um Cristo com essa imagem como salvador?
          Agora, cá pra nós! Pensa bem! “Nós fomos feitos a morada do Altíssimo. ... O nosso corpo deve ser alimentado e cuidado. É nossa responsabilidade o cuidado da saúde física e emocional. Devemos equilibrar o trabalho e o descanso (Ex 20.8-11). Devemos deixar para trás a bagagem da ansiedade e da mágoa se quisermos um corpo saudável, uma mente limpa e uma alma santa. ... Muitas pessoas destroem o corpo comendo muito, comendo mal ou se intoxicando com drogas. Outros destroem o corpo deixando de fazer faxinas necessárias nos porões da mente, abrigando, assim, ressentimentos que flagelam a alma e adoecem o corpo. Os mordomos infiéis que maltratam o corpo serão suas próprias vítimas e colherão os frutos amargos de sua semeadura insensata (No Cenáculo)”.
          Devemos orar para que o Espírito Santo nos capacite e nos ajude a ser bons gerentes do templo em que Ele habita e possamos assim mostrar para o mundo o verdadeiro Cristo, que é nosso salvador e que pode salvá-lo também.

Deus abençoe o seu dia!
God bless your day!
Rev. Alcenir Oliveira
Primeira Igreja Presbiteriana de Richmond, CA
First Presbyterian Church Richmond, CA