Monday, January 17, 2011

O batismo com o Espírito Santo nos torna um Corpo, a Igreja.

DEVOCIONAL DE HOJE, 17 DE JANEIRO DE 2011
“Em um só Espírito, todos nós fomos 
batizados em um corpo.”
1 Co 12.13
          Nos dias de hoje, em virtude das interpretações fortes e ousadas de unção maior do Espírito Santo como sendo o Batismo com o Espírito Santo, o verdadeiro sentido de Batismo com o Espírito Santo não é aceito por muitos. Isso faz com que crentes sinceros, por não terem demonstrado sinais de unção maior do Espírito, se sentirem não salvos e até mesmo discriminados. Paulo ensina muito claramente que o Batismo com o Espírito Santo acontece quando somos salvos em Cristo, momento em que passamos a fazer parte do Corpo ao sermos batizados no Espírito. O próprio Apóstolo Paulo nos exorta, entretanto, a encher-nos do Espírto. Ef 5:18-19.
          Somos um corpo no Espírito. O Ministério LPC fez a seguinte reflexão sobre o assunto: “A Igreja de Cristo, no Novo Testamento, é comparada a uma família, um exército, um templo, uma cidade, uma noiva. 
A figura predileta do apóstolo Paulo para descrever a igreja é a figura do corpo. Dois fatores mantêm a unidade do corpo de Cristo. O primeiro fator é o sangue. O sangue fornece vida aos membros e se impedirmos o sangue de chegar a alguns deles, esse morrerá rapidamente. No sentido espiritual, o sangue de Cristo é o elemento que unifica o seu corpo. Ninguém entra na igreja sem se ter apropriado primeiro da expiação, dos benefícios da morte de Cristo e do seu sangue derramado. O segundo fator é o Espírito. Nunca descobriremos o espírito ou a alma de uma pessoa em algum de seus órgãos, membros ou glândulas. Em certo sentido, o espírito está em todos os membros do corpo. Um membro do corpo pode ser mais cheio do que outro membro, mas nenhum membro está sem o Espírito. Ser batizado pelo Espírito significa que pertencemos ao Corpo de Cristo.”
          Devemos orar para que o Espírito Santo desperte em nós o desejo de sermos cheios do Espírito para sermos mais eficientes como membros do Santo Corpo de Cristo.
 
Deus abençoe o seu dia!
God bless your day!
Rev. Alcenir Oliveira
Primeira Igreja Presbiteriana de Richmond, CA
First Presbyterian Church Richmond, CA



Todas as coisas cooperam para o bem

DEVOCIONAL DE HOJE, 16 DE JANEIRO DE 2011
"Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito". (Rm 8.28)
          Quando passamos por algum problema - um acidente, uma enfermidade comum como gripe, infecção de garganta, uma crise de rins que nos tira de circulação contra a nossa vontade no meio de dezenas de compromissos de alta prioridade em nossa agenda, as perguntas, muitas vezes iradas, que surgem são: porque comigo? e porque agora? Não é necessário mencionar o turbilhão de reações quando somos submetidos a situações trágicas. Não sabemos nem o por quê e nem porque agora, mas Deus sabe. E como filhos, membros do Corpo de Cristo, Paulo nos assegura que é tudo para o nosso bem, mesmo que não consigamos entender ainda em vida.
          Veja o que Antonio Carlos G. Donadeli diz o seguinte:
"Esta semana a caminho da igreja planejava as atividades do meu dia, inesperadamente sofri uma queda, tive alguns ferimentos no rosto, na boca e alguns dentes quebrados. Tudo o que planejara ficou para depois. Não só naquele dia como na semana.
Em meio à correria e agitação do nosso tempo, muitas vezes nós não paramos para ouvir Deus. Absorto e envolvido em nossas atividades, não priorizamos nem um momento para meditarmos, pensarmos mais à frente e o tempo vai passando. Talvez, a grande pergunta nesses momentos não deva ser "por que?, e sim "o que? Deus quer me ensinar com esse acontecimento? Isto tem estado em minha mente desde o acidente.
Assim é a vida de cada um de nós. Cada fato, situação e circunstância acontecem com a permissão e o propósito de Deus de ensinar-nos algo novo. Desta forma, quando você passar por qualquer situação lembre-se de perguntar: O que Deus quer me ensinar? Alguns atrasos que acontecem em nossas vidas, para Deus, podem ser paradas estratégicas".
          Devemos orar para que Deus nos faça entender o seu propósito em acontecimentos que não estão em nossa agenda e que, pelo contrário, e que muitas vezes atrapalham os nossos planos.

Deus abençoe o seu dia!
God bless your day!
Rev. Alcenir Oliveira
Primeira Igreja Presbiteriana de Richmond, CA
First Presbyterian Church Richmond, CA