Monday, January 24, 2011

O Senhor é a tua sombra à tua direita

DEVOCIONAL DE HOJE, 24 DE JANEIRO DE 2011
"O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita. ... O Senhor te guardará de todo mal; guardará a tua alma". Salmo 121:5 e 7

          Lembro-me com certa saudade dos meus tempos de criança a adolescência. Eu vivia no campo, ja trabalhava na agricultura desde os 7 anos de idade. A vida no campo é simples e a natureza é prática para certas necessidades. É lógico que não tinhamos relógio de pulso, por isso quando queriamos saber aproximadamente que horas eram ficávamos em pé firmes e olhávamos nossa sombra; dependendo da distãncia que estava de nosso corpo sabíamos se já chegava a hora do almoço, pois quando a sombra ficava exatamente debaixo de nosso corpo eram 12 horas, meio-dia. Portanto, nossa sombra e o sol eram ferramentas muito úteis. Quando ficaava chuvoso, não conseguiamos usar esses recursos porque nossa sombra desaparecia. Nossa sombra é algo que sempre estã conosco. A noite ela desaparece, até surgir a lua que também mantém a nossa sombra.
          E sobre isso que Davi compara a companhia de Deus. Ele é como nossa sombra. Ele é inseparável. Onde nós vamos, como nossa sombra, ele nos acompanha. Às vezes nossa vida fica meio nublada ou chuvosa, e não conseguimos ver a sombra de Deus. Nesses momentos precisamos de ir à fonte para encontrar Deus e desfrutar de seu amparo. Alguém disse que "às vezes podemos ver claramente a atuação de Deus em nossa vida. Outras vezes, Deus não é tão óbvio, e podemos até duvidar de que Ele esteja presente. Nesses momentos, podemos contar com a palavra de Deus, que é sempre verdadeira, e saber que Ele está conosco para sempre".
          Quando voçê fizer sua caminhada diária, observe sua sombra e lembre que, como ela, o Senhor está junto de voce.

Deus abençoe o seu dia!
God bless your day!
Rev. Alcenir Oliveira
Primeira Igreja Presbiteriana de Richmond, CA
First Presbyterian Church Richmond, CA

Você é capaz de fazer esta oração?

DEVOCIONAL DE HOJE, 23 DE JANEIRO DE 2011
“Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus". Mat. 18:3

Você é capaz e teria coragem de fazer a seguinte oração e prometer a Deus cumprir tudo que está pedindo?
          “Ó Deus, dá-me um estilo de vida simples, sem vaidade, sem anéis de ouro nos dedos, sem trajes de luxo, sem Mercedes, sem sofisticação, sem exibicionismo. Faze-me ficar feliz mais em ser alguem para ti e do que ter coisas para o mundo.
          Não me deixes ficar nem rico nem pobre. Dá-me o suficiente para eu viver. Porque se eu tiver muito mais do que é necessário, corro o risco de me tornar auto-suficiente. E se eu ficar pobre, corro o risco de invejar os outros e ficar zangado contigo.
          Se eu vier a ter mais do que preciso, livra-me de inventar e justificar despesas sem fim e ainda reclamar que ganho pouco. Se eu vier a ter mais do que preciso, concede-me a alegria de distribuir o excedente, com os meus entes queridos, com os pobres e com a evangelização do mundo.
          Ensina-me a viver contente em toda e qualquer situação, quando tiver muito e quando tiver pouco. Não me deixes eu achar que alegria é o dinheiro que me dá, que ela vem com a riqueza, com a fartura, com os presentes, com o sucesso, com os elogios, com a fama e com os prêmios. Faze - me lembrar sempre que o próprio Senhor Jesus disse: 'Mais bem aventurado é dar que receber'.
          Livra-me da escravidão do dízimo, de achar que o dízimo é a medida única de minhas contribuições, algo que me dispense de qualquer outra liberdade e que me faça repousar tranqüilo diante do clamor das multidões sem Cristo e sem pão. Ajuda-me a gastar menos para dar mais. 
          Não me deixes dar com o intuito de receber. Livre-me desta irreverência, desta perversão, deste absurdo, desta negociata desta malversação. Ajuda-me a dar, não para ajuntar mais riquezas neste mundo, onde as traças e as ferrugem ainda destróem e onde os ladrões ainda arrombam e roubam, mas para expressar o meu amor por ti e pelo próximo e meu zelo pela expansão do teu reino. Santifica a minha oferta.
          Dá-me a simplicidade de Jesus Cristo, que sendo rico, se fez pobre por amor de mim, que teve a coragem de nascer num estábulo, que não tinha onde reclinar a cabeça, que precisou de um jumento emprestado para entrar em Jerusalém, que recebia assistência da parte de algumas mulheres da Galiléia. Amém. Revista Ultimato”.
          Devemos orar para Deus nos capacite a refletir a attitude de Cristo nas situações que vivemos e enfrentamos no dia-a-dia, aplicando aquilo que ele ensinou em Mateus 6:19-21, e livrar-nos das tentações de fazer o contrário.
Deus abençoe o seu dia!
God bless your day!
Rev. Alcenir Oliveira
Primeira Igreja Presbiteriana de Richmond, CA
First Presbyterian Church Richmond, CA