Monday, December 14, 2009

Língua: o fogo da destruição.

Língua: o fogo da destruição.
Pastor Alcenir
Tiago 3:1-12
26 de julho de 2009
Igreja Presbiteriana de Richmond
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Tiago, o Bispo da Igreja de Jerusalém, é um pastor durão
Tiago é um pastor que conhece, sabe o que é a sua igreja. Na igreja de Jerusalém supõe-se que tinha quase 100% de judeus que se tornaram cristãos. Todos tem grande conhecimento das escrituras e das leis.
Thiago sabe disso. Ele é direto, não faz rodeios e nem usa de palavras doces. Ele vai direto ao assunto e confronta.
O uso da palavra com sabedoria vai determinar os resultados do trabalho de um líder. O líder, cujas palavras expressam os fundamentos básicos do povo escolhido de Deus - ser santo e amado, de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência (Col 3:12) – tem o certificado para uma carreira brilhante em qualquer posição.
Eu já dei muitas aulas sobre liderança no contexto da administração. A definição mais simples de líder diz que é aquela pessoa que consegue levar outras pessoas a fazer coisas que ele quer que sejam feitas para trazer resultadoss bons para ele, para a empresa, igreja, repartição pública, e para a própria pessoa que vai fazer.
Há líderes que só conseguem que as pessoas façam as coisas porque são obrigadas, porque se não fizerem vão ter a hora cortada, porque podem perder o emprego, porque não serão promovidas ou por muitas outras razões que ele quer evitar.
Há outros líderes, porém, com quem as pessoas desejam trabalhar por mais que o trabalho seja rude, ou que as atividades sejam desgastantes. Quando reflito sobre um líder ideal, lembro dos versos de um hino que diz “Bem pouco importa eu ir morar / Em alto monte, à beira-mar, / Em casa ou gruta, boa ou ruim, / Com Cristo aí é céu pra mim”. Se substituirmos algumas palavras o hino vai refletir examente esse líder “Bem pouco importa eu trabalhar / Em alto monte, à beira-mar, / Em escritório ou na roça, varrer rua ou coisa assim, / Com esse líder, com Cristo ali, é bom prá mim”.
Aqueles líderes que naturalmente atraem as pessoas para trabalhar com eles têm as características descritas no primeiro parágrafo: são de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.
Geralmente a qualidade mais atrativa dele é a maneira de falar, o conteúdo das suas palavras. Quando ele se dirige a quem quer que seja, o poder de suas palavras é tão grande que os que ouvem não têm argumento para dizer não. Mas pelo contrário, ficam felizes de poder ajudá-lo.
Sabem o que dá tanto poder a suas palavras? Elas são compassivas, bondosas, cheias de humildade, transmitidas de maneira mansa, amorosa, carinhosa e agradecida, mas adiciona também a qualidade da paciência, ou seja, a disposíção de ouvir e entender as fraquezas e limitações de seus colaboradores.
O maior retrato desse tipo de líder é Jesus Cristo. Portanto, quando somos avaliados assim, estamos refletindo a imagem de Cristo em nós.
Estou ilustrando esse caráter com o de um líder, mas isso são características de qualquer pessoa. Thiago está escrevendo a todos, não apenas aos líderes.
A palavra é o maior instrumento de relacionamento entre as pessoas. Palavras podem construir ou destruir, dar vida ou matar, dar saúde ou enfermidade, queimar ou sarar as queimaduras, pode transmitir amor ou ódio, pode gerar uma guerra ou promover a paz.
Thiago compara a língua com o fogo por duas razões: primeiro, pela sua abrangência, ou seja, pela distância que pode atingir. Usando a idéia de guerra, diz-se que a língua é comparada com uma flecha. A mão pode atingir alguém em distância pouco maior que um metro, mas a língua atinge a distância de uma flecha.
Segundo, a língua é incontrolável. Os moradores da Califórnia sabem o que é perder o controle do fogo, devido ao vento que sopra em suas montanhas. Em poucos instantes, o fogo se espalha e ninguém mais consegue controlá-lo. Assim é a língua. Uma informação duvidosa sobre uma pessoa, se escapar ao público, rapidamente se perde o controle e a vida da pessoa é destruída. Isto é o que Tiago está dizendo: “Vede que uma fagulha põe em brasas tão grande selva”.

Mestres
Tiago tem também um endereço certo. Sei que há professores aqui. Professores, vocês sabem a responsabilidades de vocês com relação ao uso da palavra, pois alunos seus podem sofrer o efeito danoso de uma palavra sua pela vida todo. Assim como o de pastoreio, o de ensino é dom de Deus para edificação de sua igreja. Tiago aponta o perigo de tomar esse encargo sobre si mesmo. O mestre molda as mentes imaturas para o bem ou para o mal. Aqui o aviso é particularmente a respeito da censura e da malícia. Maior Juízo esperam aqueles que se exaltam como guias, mas não seguem o Caminho e obrigam outros a trilhá-lo. Como exemplo de humildade, Tiago inclui a si mesmo entre os mestres que falham.

Nós mestres também tropeçamos
Tiago se inclui entre aqueles que desejam ou estão sujeitos a ser ensinadores, se tornarem mestres.
Se alguém é capaz de não cometer erros ao falar, é também capaz de evitar que todo o corpo cometa erros.
Tendemos a interpretar esse verso de maneira complexa. Tiago tenta deixar claro aqui que a natureza humana nos induz a cometer erros. Muitos se orgulham de ser capazes de conter a língua. Ele acha isso muito difícil, pois a língua é tão difícil de conter quanto o resto do corpo. E que a língua contamina todo o corpo.
Ele está exortando a sua igreja a buscar a perfeição, a santificação, e está chamando atenção particularmente para o problema da língua.
Aqui ele está se referindo especificamente:
às conversas livres,
ao bate-papo,
· onde a fofoca rola solta,
· onde uns acusam os outros,
· onde são lançadas verdades infundadas que podem manchar injustamente a imagem dos outros,
· onde pela crítica muitos dizem meias verdades sobre os outros, e isto vai levar alguém a mudar de idéia sobre o que acham dos outros.
Tudo isso acontece e é muito ruim, destrói a comunhão na nossa comunidade, cria inimizades, desconfianças e precisa ser tratado.
Mas ele está falando principalmente:
· para aqueles que ensinam;
· para aqueles que exercem influência sobre os outros;
· para aqueles que têm mais instrução e podem ensinar;
· para aqueles que estão em funções de liderança;
· para aqueles que lideram um ministério qualquer;
· para aqueles que pastoreiam.
Essas pessoas com funções na igreja têm poder de influenciar os demais através da palavra. Por isso eles estão sujeitos a provocar estragos desastrosos na vida da igreja,
· porque suas palavras não são questionadas,
· porque suas palavras são aceitas como verdades absolutas
· porque suas palavras formam opinião na cabeça das pessoas.
· Porque suas palavras são tidas como vindo de alguém que tem uma unção, autoridade espiritual.
Recentemente, alguns membros e líderes de nossa igreja deixaram de vir ao culto e foram ouvir certo pregador famoso. Alguns ficaram indignados com o que ele falou e com o que ele fez. Ele falou muitas coisas que um líder crente não pode falar em público porque ofende as pessoas e forma opinião.
Tomo a liberdade de dizer que um certo líder que lá esteve desabafou dizendo: isto serve de lição para eu não deixar o culto da minha igreja para ir ver pregadores famosos que eu não conheço direito.
Um líder que não refreia a língua, que não é capaz de manter a confidencialidade, que não é capaz de manter para si o julgamento que faz das outras pessoas, que põe etiquetas nas pessoas por classe – os mais inteligentes, os mais graduados, os que se vestem mal, os preguiçosos, os esforçados, etc. Esse líder é capaz de fazer estragos catastróficos.
Aos líderes, principalmente aqueles que estão assumindo posição de liderança na igreja pela primeira vez, eu quero dar um conselho. Sejam sábios no uso da língua, pois sempre que emitirem uma opinião alguém vai ser moldado por ela.
Por isso, sempre que estiverem diante de uma situação difícil de lidar, que suas palavras foram malentendidas, ou que podem ser malentendidas ... tragam o assunto para o pastor, para que juntos possam tratar da questão.
Mas antes de tudo submetam à ação do Espírito Santo para que ele lhes dê sabedoria no trato com os irmãos.

Língua, mal incontido, veneno mortífero
Nos versos 3 a 7 – Tiago compara o freio e o cavalo, o leme e navio, o fogo e a floresta com a língua e o corpo – coisas tão pequenas como o freio, o leme e o fogo, mas capazes exercer efeitos enormes. Da mesma forma a língua funciona – órgão mínimo em relação ao corpo, mas capaz de afetar a todos os outros, e até a alma. Se dominamos a língua, também dominamos o corpo.
Ele diz que o homem consegue domar todas as criaturas da terra, mas não a língua.
Olhe nessa colocação de Tiago: a língua é mal incontido, é mal carregado de veneno mortífero. Portanto, devemos tratá-la com zelo e cuidado para não sermos invenenados e envenenar os outros.
Um orgão pequeno que tem poder sobre todos os demais.

Com a língua bendizemos e amaldiçoamos (9 e 10)
Essa é a grande e maléfica ironia: adoramos a Deus e atacamos as pessoas ao mesmo tempo com nossa língua.
Tiago fica indignado porque o homem é a imagem e semalhança de Deus. Atacar o próximo é como se atacássemos o próprio Deus.

Com a mesma boca ... (vv 11 e 12)
Com a mesma boca que consegue:
· Abençoar e amaldiçoar;
· Cantar hinos de louvores e cânticos de conteúdo moral discutível;
· Falar palavras de amor e de ódio;
· Condenar e perdoar;
· Falar bem e falar mal;
· Falar das coisas de Deus e anedotas obscenas e torpes.
No verso 10 ele dá a sentença: Não é conveniente que sejam assim.

Conclusão:
Há muitos crentes que têm duas personalidades: a de cidadão do Reino de Deus e a de cidadão do reinoo mundo. Na igreja ou quando estão com outros crentes são santos. Quando estão indo pela vida afora são do mundo. Ninguém consegue perceber características de crente neles.
Todos nós temos a natureza humana, como Tiago deixa muito claro, que pesa em nós e nos leva a pecar. Mas a palavra de Deus diz que “... se pecarmos, ele é fiel e justo para nos perdoar”. Nós pecamos, mas reconhecemos o nosso erro, e não nos sentimos confortáveis com isso, confessamos e Deus nos perdoa.
Entretanto, irmãos, há aqueles crentes para os quais certas coisas são muito normais.
Já contei em sermão a ilustração de “um pastor que foi pela primeira vez conhecer o gerente do banco de sua pequena cidade. O gerente o recebeu muito bem e foi logo oferecendo um cafezinho e o convidou para conhecer o Zé, um cara muito legal, muito divertido que conta umas piadas pornográficas que ninguém consegue ficar sem rir. Foi apresentado ao Zé, ele era um dos presbíteros da sua igreja”.
Aqui está como ilustração, mas a realidade da vida não é diferente disso. Há até pastores que trocam e-mails de piadas pornográficas.
Estive em um treinamento para se previnir de ser respingado por problemas de abuso de menores em comunidades. A pastora citou uma estatística triste de que 30% dos pastores estão envolvidos com pornografia, ou consulta pornografia, na internet regularmente.
Mas não é só isto. O pastor meu chefe disse que esteve conversando com um pesquisador que constatou que 90% dos homens já estiveram ou estão envolvidos com pornografia na internet ou de qualquer outra forma.
A mesma língua que pregava a palavra na igreja, pregava as piadas sujas no trabalho, diz a ilustração.
Efésios 2:10 diz “pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparaou para que andássemos nela”. A tradução em inglês NRSV que diz “... para ser o nosso estilo de vida”.
1 Coríntios 5:1 “Geralmente se ouve que há entre vós imoralidade, e imoralidade que nem mesmo entre os gentios se vê, a ponto de haver quem vive com a mulher de seu pai.” e 5:11 “Mas agora vos escrevo que não vos comuniqueis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal nem sequer comais”.
Para meditação tanto dos líderes que estão assumindo funções na igreja, os que já são líderes, e também todos nós crentes em Cristo eu deixo os seguinte texto de Efésios 4:1-6
“...vivam de maneira digna da vocação a que foram chamados. Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando-vos uns aos outros com amor. Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos.”
Esse é o perfil do crente e, principalmente, daqueles que foram chamados para liderar na igreja. Nós fomos chamados para ser benção na vida da igreja.
Para sermos completamente benção temos que ter controle de nossa língua.
Eu quero encerrar convidando todos vocês para recitar Sl 19:14 comigo“que as palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, rocha minha e redentor meu!
AMÉM.

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