Saturday, December 4, 2010

Pastor e ovelha: uma questão de relacionamento

“Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim”. 
Jo 10.14

Há algo muito curioso nesse texto. Pastor e ovelha se conhecem. Isso significa relacionamento, amizade, amor. Ele sabe tudo sobre você e você sabe tudo sobre Ele. O pastor faz tudo que é necessário para que a vida da ovelha seja tranqüila, tenha paz e abundância de alimento. Em contra partida, a ovelha ama o pastor; para ela a melhor coisa é estar na sua presença.
       Uma coisa que não refletimos a respeito é que quando só o pastor conhece a ovelha, não há relacionamento e portanto a ovelha não desfruta das bençãos da sua presença. Por outro lado, quando só a ovelha conhece o pastor, também não há relacionamento e a ovelha não desfruta da sua graça.
       Duas perguntas surgem daí. A primeira é: Como pode o Bom Pastor, o Senhor Jesus Cristo, não conhecer alguma ovelha, se Ele é Deus onipresente (está em qualquer lugar), e onisciente (conhece todas as coisas)? Como pode só a ovelha conhecer o Pastor? Ele diz que nós somos amigos dEle se fizermos o que ele nos manda. Jo 15:14. Logo depois ele diz que o que ele nos manda fazer é amar uns aos outros. Jo 14:17". Isso eu creio que responde a pergunta, pois quem não faz a vontade do Bom Pastor, que é em benefício próprio da comunidade das ovelhas, Ele não o reconhece como ovelha sua. Para ser ovelha dEle não é necessário fazer nada, é de graça, basta amar a Ele e ao próximo. Esses que o conhecem mas não amam, são aqueles a quem Ele dirá que o "o viram nu e não o vestiram; o viram preso e não foram visitá-lo; o viram com fome e não lhe deram comida". Esses não entrarão no céu, no Reino do Pastor!
       A segunda pergunta é: Quando é que só o pastor conhece a ovelha? Essas são as ovelhas rebeldes. O bom Pastor diz em Jo 10:9 que quem entra pela porta de seu corral, entrará e sairá e encontrará pastagens. Entretanto, as ovelhas preferem ir pastar em outras pastagens, estão interessadas em outros alimentos impróprios. Não reconhecem o chamado do Mestre.
       Qual é a sua situação:  Você conhece o Bom Pastor e Ele não conhece você? Ou Ele conhece você e você não o conhece? Ou você o conhece e Ele conhece você?
       Se forem a primeira e a segunda condições, Ele continua chamando para ter um relacionamento de Pastor e ovelha com você. Se é a terceira, para usar uma linguagem dos Salmos, você é bem-aventurado por pertencer ao rebanho do Senhor!
       Deus abencoe o seu dia!
       Pr. Alcenir

No comments: