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(Seu nome será ... Principe da Paz ... para que ... venha paz sem fim sobre o trono de Davi ... (Isaías 9:6-7). A minha paz vos dou ...( João 14:27). A paz de Deus que excede todo o entendimento ... (Filipenses 4:7). Justificados pela fé, temos paz com Deus ... (Romanos 5:1).
Paz é uma das mercadorias mais raras no mercado. Por mais que se busque a paz, e se diga que foi encontrada, ela não durará muito tempo. Isto porque o sentido que nós humanos damos para paz é muito limitado.
Há um entendimento de que paz não é a ausência de conflito, mas a habilidade de lidar com os conflitos sem se estressar e sem deixar que eles possam desestabilizar nossa vida, nos tirar da zona de conforto.
Outro entendimento comum é de que paz é a ausência de guerra. Se nós olharmos para guerra como algo grande, pela perspectiva macro, entre duas ou mais nações, talvez até esteja certo. Mas se voltarmos os olhos para as coisas minúsculas, pela perspectiva micro, e que nos perturbam, nos tiram a tranquilidade, as micro-guerras, a paz não existe.
Poderiamos citar muitos exemplos de coisas que tiram a paz; saber que a região onde vivemos é violenta, nos tira a paz; a dúvida de que no mês seguinte não vamos conseguir trabalho suficiente para pagar nossas contas e nos manter; um professor da escola que não tem a menor paciência para ensinar e todos os alunos ficam prejudicados; um patrão ou chefe que pega no pé o tempo todo e deixa todos irritados; um gerente ou uma gerente que assedia um empregado ou empregada que precisa do emprego e não pode se indispor com ele; uma criança problemática que os pais não sabem mais o que fazer para evitar que ele cause problemas na escola ou na comunidade; problema de temperamento entre um casal e que não sabem o que fazer para contornar; a discriminação de raça, de classe social, de nacionalidade, de formação, de sexo, de idade.
Alguém diria então que a paz é impossível, pois sempre haverá um disconforto qualquer que nos tira a paz. E isto é verdade. Sabe por quê?
A raça humana caiu da presença de Deus e perdeu a condição de ter a verdadeira paz.
Às vezes nós não temos paz nem conosco mesmo, nós entramos em conflito conosco mesmo. Sabe quando isto acontece? Isso acontece quando nós agimos em desacordo com aquilo que acreditamos que seja certo e errado. Isso tira a nossa paz. Muitas vezes a nossa velha natureza, nossa natureza humana e pecaminosa nos faz vacilar e somos pegos na armadilha do pecado.
Irmãos, a natureza pecaminosa é capaz de maquiar o pecado, maquiar a mentira como se fosse verdade. Mais tarde, quando nos damos conta do que fizemos, perdemos a paz.
Eu sei de vários casos de golpe para levar vantagem financeira, em que as pessoas fingem alguma coisa para obter resultado. Esta semana fiquei sabendo de uma muito sutil. Uma pessoa que trabalhava em uma instituição, entrou em acordo com ela para ser demitida e dpois voltar sem contrato de trabalho, pois sendo demitida passaria a receber o seguro desemprego. Isso é uso da mentira para conseguir benefício financeiro. Portanto, é pecado. Quando a pessoa cai em si e percebe o que fez, perde a paz.
Zaqueu é um grande exemplo disso. Ele não tinha paz, ninguém gostava dele, não aceitava o trabalho corrupto dele. Mas isso continuou só até ele vir Jesus entrando em sua casa. Então ele caiu em si e viu a razão da sua falta de paz e mudou de vida.
Jesus Cristo diz em João 14:27 que a paz dele não é como a mundo, não é a segurança financeira em prejuízo dos outros, não é o levar vantagem mesmo que o que fazemos seja moralmente correto. A paz de Jesus Cristo é a da consciência tranquila. O trabalhador pode tirar o dinheiro do bolso e dizer é dinheiro honesto, e que até o imposto, a parte de Cesar, e que o dízimo, a parte de Deus, já foram tirados. Assim ele pode declarar bem alto, em tenho paz de consciência.
O Apóstolo Paulo em Filipenses 4:7 diz que a paz de Deus excede todo o entendimento. Nenhum governo, juiz, advogado, intelectual, político, qualquer que seja seria capaz de entender esse tipo de paz.
Essa atitude pacífica desqualifica os conflitos, não há razão para guerra, briga e conflitos pessoais onde a lei do amor reina.
Essa paz que excede a todo entendimento é a paz que Jesus Cristo dá. O profeta Isaías o descreve como o Príncipe da Paz. Ele é o herdeiro do trono de Davi que veio para estabelecer um Reino de Paz.
A condição básica do Reino de Cristo é que a sua carta magna, a constitiuição da nação, a lei áurea é o amor. O meu mandamento é este que vos ameis uns aos outros. Se é isto que acontece no Reino, então este é o Reino de Paz.
A minha paz não é como a do mundo, que é baseada em acordos ou leis que impõem barreiras às ações das pessoas. A minha paz vos dou, não como o mundo a dá. Por isso, não é preciso temer, ter medo ou ficar perturbado.
Essa paz é possível? É possível, não aos homens, mas a Deus. Pela fé em Jesus Cristo somos salvos, recebemos o Espírito Santo, passamos a ter a imagem de Cristo em nós. Diz Paulo que então temos paz com Deus, há reconciliação, perdão de pecados, a consciência do certo e do errado, a atitude da misericórdia, do amor, e então a Paz é possível.
Assim, não mais vemos Deus como o Deus condenador, da punição, do fogo do inferno, mas do amor, da misericórdia, da salvação.
Assim, ... temos paz com Deus ... diz Paulo em Filipenses 4:7.
Rev. Alcenir Oliveira
First Presbyterian Church in Richmond, CA
19 de dezembro de 2010
Monday, December 20, 2010
Friday, December 10, 2010
Os saradões não precisam de médico, os doentes sim!
" ... Mas os fariseus e aqueles mestres da lei que eram da mesma facção queixaram-se aos discípulos de Jesus: “Por que vocês comem e bebem com publicanos e ‘pecadores’? Jesus lhes respondeu: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento”. Lucas 5:27-32
O evangelho dos fariseus é o da opressão, da discriminação, da escravidão. Obedecem a lei nos mínimos detalhes. Se consideram os saradões! Esses, quando desfilam nas ruas ou no shopping, mesmo quem é muito discreto e não costuma olhar, não deixa de dar uma espiadinha por cima dos óculos! Eles despertam curiosidade.
O verdadeiro evangelho? Veja o que Jesus diz: Quero Misericórdia, e não sacrifício. O evangelho do amor de Jesus tem na sua agenda o evangélico, o católico, os moradores de rua, os desempregados, o pobre, o rico, o branco, o negro, o divorciado, o casado, o namorado, o solteirão, viciados, prisioneiros, entre outros. É necessário que nós entendamos a vontade de Deus, e a vontade de Deus é que todos sejam tratados com justiça, ou seja, com amor, cuidado, hospitalidade, atenção ... porque isso é a descrição do céu de Deus. O evangelho que não contém essa justiça não é o evangelho de Cristo. Amor, cuidado, hospitalidade e perdão eram os produtos que Jesus Cristo levava sempre na cesta básica quando entrava nas casas dos publicanos e pecadores. Como os publicanos e pecadores, Jesus Cristo chama a todos nós para o conhecimento da justiça de Deus, a mesa farta de misericórdia e perdão.
Se o evangelho que você conheceu não é o da misericórdia (justiça de de Deus), tenha cuidado, pois esse pode ser o evangelho dos fariseus, dos saradões espirituais ...
Saradões ou fracos, doentes, publicanos e pecadores? De que lado você está? Se você está do lado de Jesus Cristo, está no lugar certo.
"Certamente, Ele levou sobre si nossas nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças ... Isaías 53:4".
Deus abencoe o seu dia!
Rev. Alcenir Oliveira
Sermões: http://www.scribd.com/alceniro
http://www.iprichmond.com/tv
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Tuesday, December 7, 2010
A cruz que leva à grande porta
Lucas 9:23-25 João 10:9
7 de dezembro de 2010
O ministério de Cristo tem um marco de divisão. É o momento em que os dissípulos reconhecem que ele não é o messias, o libertador, o rei secular que assumiria o trono para fazer face ao domínio romano, mas que ele é o Messias Filho do Deus Vivo. É isso que acontece também hoje quando o pecador nota que o Cristo tão popular do dia de hoje não é apenas um revolucionário, caridoso e profeta, mas o Filho de Deus que tira o pecado do mundo e oferece vida para além dos limites deste mundo. A vida dele se divide no antes e no depois, sendo agora alguém que confessa Jesus como o Filho do Deus Vivo.
Esta é a prova final do curso de preparação do dissipulado de Cristo. Os dissípulos, representados por Pedro, são aprovados ao confessarem a verdadeira natureza de Cristo. Agora Jesus inicia junto com eles uma nova fase, ou seja, o início de sua caminhada para Jerusalém. Eu diria que eles fizerem o curso teórico ou teológico, e estão agora começando o estágio para a monografia de final de curso.
É isso que se passa com o pecador arrependido. Na primeira fase ele conhece a Cristo Filho de Deus, salvador, se reconhece pecador e necessitado de salvação, crê e é salvo. Aí então começa sua vida cristã prática. Como na vida dos apóstolos, eles vão encontrar momentos de dúvidas e incertezas em que o Espírito Santo batalhará para redirecioná-los para a trajetória de Cristo, e assim tomar a sua cruz, a cruz da vida cristã.
Olhando para a agenda de Lucas, vemos que ele omite um episódio importante em sua narrativa que é o diálogo duro de Jesus Cristo com Pedro. Pedro já havia reconhecido nele o Filho de Deus, mas sua cabeça ainda estava fincada nas coisas deste mundo. Ele não tinha conseguido formar uma imagem da glória de Cristo contida no Reino de Deus, bem como não tinha entendido a trajetória que o Mestre deveria percorrer até a descida do Espírito Santo.
A cabeça de Pedro vai começar a ser iluminada quando Jesus o separa juntamente com Tiago e João e os leva para o monte onde visualizam uma parte do Reino, onde podem notar a presença de Moisés e Elias que têm uma conversa com Cristo.
A ousadia de Pedro, entretanto, aflora e logo faz uma nova proposta outra vez contrária à trajetória que Cristo havia começado a percorrer, fazer ali uma tenda. Pedro queria antecipar a glorificação e assumir o céu de imediato.
Às vezes ficamos extasiados com as maravilhas da glória de Deus e desejamos antecipar a glorificação, no nosso tempo, ao invés do tempo de Deus como diz as escrituras. É isso que aconteceu com Pedro.
Mas Jesus tem que prosseguir. Afasta de mim ... afasta de mim essa idéia maluca, essa idéia enganadora, como Filho de Deus eu tenho coisas maiores do que um simples reino terreno para a humanidade. Eu tenho um Reino que compreende a verdadeira glória de Deus.
Há muitos crentes que se sentem meio que decepcionados quando precisam entender que o que temos em Cristo é muito mais precioso do que o que podemos alcançar de conforto material aqui. Isso porque são crentes que assimilaram só os milagres de Cristo, mas não assimilaram a sua palavra.
A palavra de Cristo é da cruz, e não dos milagres. Os milagres mostram o que e quem ele é. A Cruz mostra o que ele fez e o que também nós devemos fazer: trazer todas as coisas que nos prendem e pendurar ali na cruz e carregá-la até à porta da glória.
Jesus deixa então os dissípulos e dirige-se à multidão e começa a ensinar: se alguém quiser vir comigo, na caminhada da vida cristã, a vida de crente, tem que tomar a sua cruz e seguir-me ... Dali Jesus segue para Jerusalém levando a sua cruz. Em Jerusalém ela se materializa em uma madeira onde ele é pregado.
A caminhada da cruz de Cristo terminou ali na Grande Porta, a grande porta que separa esta vida do além. E com isso ele abriu caminho para nós trazermos nossa cruz até à porta.
7 de dezembro de 2010
O ministério de Cristo tem um marco de divisão. É o momento em que os dissípulos reconhecem que ele não é o messias, o libertador, o rei secular que assumiria o trono para fazer face ao domínio romano, mas que ele é o Messias Filho do Deus Vivo. É isso que acontece também hoje quando o pecador nota que o Cristo tão popular do dia de hoje não é apenas um revolucionário, caridoso e profeta, mas o Filho de Deus que tira o pecado do mundo e oferece vida para além dos limites deste mundo. A vida dele se divide no antes e no depois, sendo agora alguém que confessa Jesus como o Filho do Deus Vivo.
Esta é a prova final do curso de preparação do dissipulado de Cristo. Os dissípulos, representados por Pedro, são aprovados ao confessarem a verdadeira natureza de Cristo. Agora Jesus inicia junto com eles uma nova fase, ou seja, o início de sua caminhada para Jerusalém. Eu diria que eles fizerem o curso teórico ou teológico, e estão agora começando o estágio para a monografia de final de curso.
É isso que se passa com o pecador arrependido. Na primeira fase ele conhece a Cristo Filho de Deus, salvador, se reconhece pecador e necessitado de salvação, crê e é salvo. Aí então começa sua vida cristã prática. Como na vida dos apóstolos, eles vão encontrar momentos de dúvidas e incertezas em que o Espírito Santo batalhará para redirecioná-los para a trajetória de Cristo, e assim tomar a sua cruz, a cruz da vida cristã.
Olhando para a agenda de Lucas, vemos que ele omite um episódio importante em sua narrativa que é o diálogo duro de Jesus Cristo com Pedro. Pedro já havia reconhecido nele o Filho de Deus, mas sua cabeça ainda estava fincada nas coisas deste mundo. Ele não tinha conseguido formar uma imagem da glória de Cristo contida no Reino de Deus, bem como não tinha entendido a trajetória que o Mestre deveria percorrer até a descida do Espírito Santo.
A cabeça de Pedro vai começar a ser iluminada quando Jesus o separa juntamente com Tiago e João e os leva para o monte onde visualizam uma parte do Reino, onde podem notar a presença de Moisés e Elias que têm uma conversa com Cristo.
A ousadia de Pedro, entretanto, aflora e logo faz uma nova proposta outra vez contrária à trajetória que Cristo havia começado a percorrer, fazer ali uma tenda. Pedro queria antecipar a glorificação e assumir o céu de imediato.
Às vezes ficamos extasiados com as maravilhas da glória de Deus e desejamos antecipar a glorificação, no nosso tempo, ao invés do tempo de Deus como diz as escrituras. É isso que aconteceu com Pedro.
Mas Jesus tem que prosseguir. Afasta de mim ... afasta de mim essa idéia maluca, essa idéia enganadora, como Filho de Deus eu tenho coisas maiores do que um simples reino terreno para a humanidade. Eu tenho um Reino que compreende a verdadeira glória de Deus.
Há muitos crentes que se sentem meio que decepcionados quando precisam entender que o que temos em Cristo é muito mais precioso do que o que podemos alcançar de conforto material aqui. Isso porque são crentes que assimilaram só os milagres de Cristo, mas não assimilaram a sua palavra.
A palavra de Cristo é da cruz, e não dos milagres. Os milagres mostram o que e quem ele é. A Cruz mostra o que ele fez e o que também nós devemos fazer: trazer todas as coisas que nos prendem e pendurar ali na cruz e carregá-la até à porta da glória.
Jesus deixa então os dissípulos e dirige-se à multidão e começa a ensinar: se alguém quiser vir comigo, na caminhada da vida cristã, a vida de crente, tem que tomar a sua cruz e seguir-me ... Dali Jesus segue para Jerusalém levando a sua cruz. Em Jerusalém ela se materializa em uma madeira onde ele é pregado.
A caminhada da cruz de Cristo terminou ali na Grande Porta, a grande porta que separa esta vida do além. E com isso ele abriu caminho para nós trazermos nossa cruz até à porta.
Saturday, December 4, 2010
Chegar diante da Grande Porta, a maior certeza desta vida!
“Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, entrará e sairá e encontrará pastagens”.
Jo 10.
5 de dezembro de 2010
------------------------
Nós somos seres inteligentes e uma das coisas mais desafiadoras para a humanidade é o seu tempo de vida. Uma das perguntas mais comuns no inconsciente humano é "por quê vivemos tão pouco?". Diz-se que a morte é a coisa mais certa na vida! Isso é dramático, mas é realidade, ninguém vive para sempre; aliás, poucos vivem mais de cem anos. Querendo ou não, temendo ou não, vai chegar o momento de nos apresentar diante da grande porta que separa este mundo do outro. Para nós que cremos na existência da vida eterna e somos resgatados em Cristo para viver com ele no céu, chegar diante da porta é um momento de vitória, como disse Paulo "para mim o morrer é lucro e o viver é Cristo. Fil 1:21".
Aqueles que não crêem em nada, não crêem na vida eterna, não crêem em Cristo e no plano de salvação que Deus tem para a humanidade é um grande desespero ver conscientemente que está caminhando para uma coisa desconhecida, sem sentido e muito temerosa porque não tem a menor idéia do que vai encontrar do outro lado da porta. A grande certeza que ele tem, e isto ele não tem como duvidar é que a porta existe e ele não tem como fugir dela. A outra grande certeza é de que cada dia que passa a chegada diante dessa porta se aproxima mais.
Há pessoas que ouvem a Palavra de Deus e o convite do salvador para mudar de vida. Entretanto, os prazeres do mundo, os desejos da carne, a ambição, o egoísmo, o desejo de ter e desfrutar de tudo que é possível vem em primeiro lugar sempre em sua vida e apaga a necessidade de crer. De vez em quando ele se pega pensando na injustiça de vivermos tão pouco tempo. Por exemplo, é muito injusto trabalhar criar uma fortuna, um patrimônio milionário que geralmente acontece na vida de alguém por volta dos 60 anos de idade e saber que tem apenas uns 20 a 30 anos para desfrutar. Isso se um cancer, ou uma aids, ou um acidente aéreo ou um acidente de carro não o colocar diante da GRANDE PORTA sem que ele espere.
Mesmo assim, suas preocupações são tão grandes com a adminsitração de suas vida, os prazeres, as festas, os relacionamentos maravilhosos, as prioridades de sua vida não o permite crer na existência de um plano divino para a humanidade. Para ele não há razão para essas cosias, já que o mundo é tão racional.
A estes resta esperar para ver ... Mas eu pergunto, "você vai esperar para ver, ou quer experimentar o chamado de Cristo e não ser pego de surpresa diante da GRANDE PORTA?". Medite sobre João 10:9.
Deus abençoe o seu dia!
Rev. Alcenir Oliveira
alceniro@hotmail.com
Primeira Igreja Presbiterina de Richmond, CA
5 de dezembro de 2010
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Nós somos seres inteligentes e uma das coisas mais desafiadoras para a humanidade é o seu tempo de vida. Uma das perguntas mais comuns no inconsciente humano é "por quê vivemos tão pouco?". Diz-se que a morte é a coisa mais certa na vida! Isso é dramático, mas é realidade, ninguém vive para sempre; aliás, poucos vivem mais de cem anos. Querendo ou não, temendo ou não, vai chegar o momento de nos apresentar diante da grande porta que separa este mundo do outro. Para nós que cremos na existência da vida eterna e somos resgatados em Cristo para viver com ele no céu, chegar diante da porta é um momento de vitória, como disse Paulo "para mim o morrer é lucro e o viver é Cristo. Fil 1:21".
Aqueles que não crêem em nada, não crêem na vida eterna, não crêem em Cristo e no plano de salvação que Deus tem para a humanidade é um grande desespero ver conscientemente que está caminhando para uma coisa desconhecida, sem sentido e muito temerosa porque não tem a menor idéia do que vai encontrar do outro lado da porta. A grande certeza que ele tem, e isto ele não tem como duvidar é que a porta existe e ele não tem como fugir dela. A outra grande certeza é de que cada dia que passa a chegada diante dessa porta se aproxima mais.
Há pessoas que ouvem a Palavra de Deus e o convite do salvador para mudar de vida. Entretanto, os prazeres do mundo, os desejos da carne, a ambição, o egoísmo, o desejo de ter e desfrutar de tudo que é possível vem em primeiro lugar sempre em sua vida e apaga a necessidade de crer. De vez em quando ele se pega pensando na injustiça de vivermos tão pouco tempo. Por exemplo, é muito injusto trabalhar criar uma fortuna, um patrimônio milionário que geralmente acontece na vida de alguém por volta dos 60 anos de idade e saber que tem apenas uns 20 a 30 anos para desfrutar. Isso se um cancer, ou uma aids, ou um acidente aéreo ou um acidente de carro não o colocar diante da GRANDE PORTA sem que ele espere.
Mesmo assim, suas preocupações são tão grandes com a adminsitração de suas vida, os prazeres, as festas, os relacionamentos maravilhosos, as prioridades de sua vida não o permite crer na existência de um plano divino para a humanidade. Para ele não há razão para essas cosias, já que o mundo é tão racional.
A estes resta esperar para ver ... Mas eu pergunto, "você vai esperar para ver, ou quer experimentar o chamado de Cristo e não ser pego de surpresa diante da GRANDE PORTA?". Medite sobre João 10:9.
Deus abençoe o seu dia!
Rev. Alcenir Oliveira
alceniro@hotmail.com
Primeira Igreja Presbiterina de Richmond, CA
Pastor e ovelha: uma questão de relacionamento
“Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim”.
Jo 10.14
Há algo muito curioso nesse texto. Pastor e ovelha se conhecem. Isso significa relacionamento, amizade, amor. Ele sabe tudo sobre você e você sabe tudo sobre Ele. O pastor faz tudo que é necessário para que a vida da ovelha seja tranqüila, tenha paz e abundância de alimento. Em contra partida, a ovelha ama o pastor; para ela a melhor coisa é estar na sua presença.
Uma coisa que não refletimos a respeito é que quando só o pastor conhece a ovelha, não há relacionamento e portanto a ovelha não desfruta das bençãos da sua presença. Por outro lado, quando só a ovelha conhece o pastor, também não há relacionamento e a ovelha não desfruta da sua graça.
Duas perguntas surgem daí. A primeira é: Como pode o Bom Pastor, o Senhor Jesus Cristo, não conhecer alguma ovelha, se Ele é Deus onipresente (está em qualquer lugar), e onisciente (conhece todas as coisas)? Como pode só a ovelha conhecer o Pastor? Ele diz que nós somos amigos dEle se fizermos o que ele nos manda. Jo 15:14. Logo depois ele diz que o que ele nos manda fazer é amar uns aos outros. Jo 14:17". Isso eu creio que responde a pergunta, pois quem não faz a vontade do Bom Pastor, que é em benefício próprio da comunidade das ovelhas, Ele não o reconhece como ovelha sua. Para ser ovelha dEle não é necessário fazer nada, é de graça, basta amar a Ele e ao próximo. Esses que o conhecem mas não amam, são aqueles a quem Ele dirá que o "o viram nu e não o vestiram; o viram preso e não foram visitá-lo; o viram com fome e não lhe deram comida". Esses não entrarão no céu, no Reino do Pastor!
A segunda pergunta é: Quando é que só o pastor conhece a ovelha? Essas são as ovelhas rebeldes. O bom Pastor diz em Jo 10:9 que quem entra pela porta de seu corral, entrará e sairá e encontrará pastagens. Entretanto, as ovelhas preferem ir pastar em outras pastagens, estão interessadas em outros alimentos impróprios. Não reconhecem o chamado do Mestre.
Qual é a sua situação: Você conhece o Bom Pastor e Ele não conhece você? Ou Ele conhece você e você não o conhece? Ou você o conhece e Ele conhece você?
Se forem a primeira e a segunda condições, Ele continua chamando para ter um relacionamento de Pastor e ovelha com você. Se é a terceira, para usar uma linguagem dos Salmos, você é bem-aventurado por pertencer ao rebanho do Senhor!
Deus abencoe o seu dia!
Pr. Alcenir
Há algo muito curioso nesse texto. Pastor e ovelha se conhecem. Isso significa relacionamento, amizade, amor. Ele sabe tudo sobre você e você sabe tudo sobre Ele. O pastor faz tudo que é necessário para que a vida da ovelha seja tranqüila, tenha paz e abundância de alimento. Em contra partida, a ovelha ama o pastor; para ela a melhor coisa é estar na sua presença.
Uma coisa que não refletimos a respeito é que quando só o pastor conhece a ovelha, não há relacionamento e portanto a ovelha não desfruta das bençãos da sua presença. Por outro lado, quando só a ovelha conhece o pastor, também não há relacionamento e a ovelha não desfruta da sua graça.
Duas perguntas surgem daí. A primeira é: Como pode o Bom Pastor, o Senhor Jesus Cristo, não conhecer alguma ovelha, se Ele é Deus onipresente (está em qualquer lugar), e onisciente (conhece todas as coisas)? Como pode só a ovelha conhecer o Pastor? Ele diz que nós somos amigos dEle se fizermos o que ele nos manda. Jo 15:14. Logo depois ele diz que o que ele nos manda fazer é amar uns aos outros. Jo 14:17". Isso eu creio que responde a pergunta, pois quem não faz a vontade do Bom Pastor, que é em benefício próprio da comunidade das ovelhas, Ele não o reconhece como ovelha sua. Para ser ovelha dEle não é necessário fazer nada, é de graça, basta amar a Ele e ao próximo. Esses que o conhecem mas não amam, são aqueles a quem Ele dirá que o "o viram nu e não o vestiram; o viram preso e não foram visitá-lo; o viram com fome e não lhe deram comida". Esses não entrarão no céu, no Reino do Pastor!
A segunda pergunta é: Quando é que só o pastor conhece a ovelha? Essas são as ovelhas rebeldes. O bom Pastor diz em Jo 10:9 que quem entra pela porta de seu corral, entrará e sairá e encontrará pastagens. Entretanto, as ovelhas preferem ir pastar em outras pastagens, estão interessadas em outros alimentos impróprios. Não reconhecem o chamado do Mestre.
Qual é a sua situação: Você conhece o Bom Pastor e Ele não conhece você? Ou Ele conhece você e você não o conhece? Ou você o conhece e Ele conhece você?
Se forem a primeira e a segunda condições, Ele continua chamando para ter um relacionamento de Pastor e ovelha com você. Se é a terceira, para usar uma linguagem dos Salmos, você é bem-aventurado por pertencer ao rebanho do Senhor!
Deus abencoe o seu dia!
Pr. Alcenir
Friday, December 3, 2010
Alimentado-se dos lixões
"Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim jamais terá fome; e aquele que crê em mim jamais terá sede. João 6:35".
Rev. Alcenir Oliveira
3 de dezembro de 2010.
Há pessoas que se alimentam dos lixões espirituais da vida, cujo foco é o eu. Se alimentassem do Pão da Vida, começariam a ver além do seu próprio umbigo, e começariam a perceber que há pessoas que se alimentam fisicamente dos lixões materiais da vida. Assim, seriam movidos a ter uma nova atitude para com o próximo e o mundo começaria a transformar-se no Reino de Deus, onde a fome e a sede estão constantemente saciadas com a presença do Pão da Vida!
Deus abençoe o seu dia!
Rev. Alcenir Oliveira
3 de dezembro de 2010.
Monday, December 14, 2009
Língua: o fogo da destruição.
Língua: o fogo da destruição.
Pastor Alcenir
Tiago 3:1-12
26 de julho de 2009
Igreja Presbiteriana de Richmond
www.iprichmond.com
www.iprichmond.com/tv
www.iprichmond.com/radio
Tiago, o Bispo da Igreja de Jerusalém, é um pastor durão
Tiago é um pastor que conhece, sabe o que é a sua igreja. Na igreja de Jerusalém supõe-se que tinha quase 100% de judeus que se tornaram cristãos. Todos tem grande conhecimento das escrituras e das leis.
Thiago sabe disso. Ele é direto, não faz rodeios e nem usa de palavras doces. Ele vai direto ao assunto e confronta.
O uso da palavra com sabedoria vai determinar os resultados do trabalho de um líder. O líder, cujas palavras expressam os fundamentos básicos do povo escolhido de Deus - ser santo e amado, de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência (Col 3:12) – tem o certificado para uma carreira brilhante em qualquer posição.
Eu já dei muitas aulas sobre liderança no contexto da administração. A definição mais simples de líder diz que é aquela pessoa que consegue levar outras pessoas a fazer coisas que ele quer que sejam feitas para trazer resultadoss bons para ele, para a empresa, igreja, repartição pública, e para a própria pessoa que vai fazer.
Há líderes que só conseguem que as pessoas façam as coisas porque são obrigadas, porque se não fizerem vão ter a hora cortada, porque podem perder o emprego, porque não serão promovidas ou por muitas outras razões que ele quer evitar.
Há outros líderes, porém, com quem as pessoas desejam trabalhar por mais que o trabalho seja rude, ou que as atividades sejam desgastantes. Quando reflito sobre um líder ideal, lembro dos versos de um hino que diz “Bem pouco importa eu ir morar / Em alto monte, à beira-mar, / Em casa ou gruta, boa ou ruim, / Com Cristo aí é céu pra mim”. Se substituirmos algumas palavras o hino vai refletir examente esse líder “Bem pouco importa eu trabalhar / Em alto monte, à beira-mar, / Em escritório ou na roça, varrer rua ou coisa assim, / Com esse líder, com Cristo ali, é bom prá mim”.
Aqueles líderes que naturalmente atraem as pessoas para trabalhar com eles têm as características descritas no primeiro parágrafo: são de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.
Geralmente a qualidade mais atrativa dele é a maneira de falar, o conteúdo das suas palavras. Quando ele se dirige a quem quer que seja, o poder de suas palavras é tão grande que os que ouvem não têm argumento para dizer não. Mas pelo contrário, ficam felizes de poder ajudá-lo.
Sabem o que dá tanto poder a suas palavras? Elas são compassivas, bondosas, cheias de humildade, transmitidas de maneira mansa, amorosa, carinhosa e agradecida, mas adiciona também a qualidade da paciência, ou seja, a disposíção de ouvir e entender as fraquezas e limitações de seus colaboradores.
O maior retrato desse tipo de líder é Jesus Cristo. Portanto, quando somos avaliados assim, estamos refletindo a imagem de Cristo em nós.
Estou ilustrando esse caráter com o de um líder, mas isso são características de qualquer pessoa. Thiago está escrevendo a todos, não apenas aos líderes.
A palavra é o maior instrumento de relacionamento entre as pessoas. Palavras podem construir ou destruir, dar vida ou matar, dar saúde ou enfermidade, queimar ou sarar as queimaduras, pode transmitir amor ou ódio, pode gerar uma guerra ou promover a paz.
Thiago compara a língua com o fogo por duas razões: primeiro, pela sua abrangência, ou seja, pela distância que pode atingir. Usando a idéia de guerra, diz-se que a língua é comparada com uma flecha. A mão pode atingir alguém em distância pouco maior que um metro, mas a língua atinge a distância de uma flecha.
Segundo, a língua é incontrolável. Os moradores da Califórnia sabem o que é perder o controle do fogo, devido ao vento que sopra em suas montanhas. Em poucos instantes, o fogo se espalha e ninguém mais consegue controlá-lo. Assim é a língua. Uma informação duvidosa sobre uma pessoa, se escapar ao público, rapidamente se perde o controle e a vida da pessoa é destruída. Isto é o que Tiago está dizendo: “Vede que uma fagulha põe em brasas tão grande selva”.
Mestres
Tiago tem também um endereço certo. Sei que há professores aqui. Professores, vocês sabem a responsabilidades de vocês com relação ao uso da palavra, pois alunos seus podem sofrer o efeito danoso de uma palavra sua pela vida todo. Assim como o de pastoreio, o de ensino é dom de Deus para edificação de sua igreja. Tiago aponta o perigo de tomar esse encargo sobre si mesmo. O mestre molda as mentes imaturas para o bem ou para o mal. Aqui o aviso é particularmente a respeito da censura e da malícia. Maior Juízo esperam aqueles que se exaltam como guias, mas não seguem o Caminho e obrigam outros a trilhá-lo. Como exemplo de humildade, Tiago inclui a si mesmo entre os mestres que falham.
Nós mestres também tropeçamos
Tiago se inclui entre aqueles que desejam ou estão sujeitos a ser ensinadores, se tornarem mestres.
Se alguém é capaz de não cometer erros ao falar, é também capaz de evitar que todo o corpo cometa erros.
Tendemos a interpretar esse verso de maneira complexa. Tiago tenta deixar claro aqui que a natureza humana nos induz a cometer erros. Muitos se orgulham de ser capazes de conter a língua. Ele acha isso muito difícil, pois a língua é tão difícil de conter quanto o resto do corpo. E que a língua contamina todo o corpo.
Ele está exortando a sua igreja a buscar a perfeição, a santificação, e está chamando atenção particularmente para o problema da língua.
Aqui ele está se referindo especificamente:
às conversas livres,
ao bate-papo,
· onde a fofoca rola solta,
· onde uns acusam os outros,
· onde são lançadas verdades infundadas que podem manchar injustamente a imagem dos outros,
· onde pela crítica muitos dizem meias verdades sobre os outros, e isto vai levar alguém a mudar de idéia sobre o que acham dos outros.
Tudo isso acontece e é muito ruim, destrói a comunhão na nossa comunidade, cria inimizades, desconfianças e precisa ser tratado.
Mas ele está falando principalmente:
· para aqueles que ensinam;
· para aqueles que exercem influência sobre os outros;
· para aqueles que têm mais instrução e podem ensinar;
· para aqueles que estão em funções de liderança;
· para aqueles que lideram um ministério qualquer;
· para aqueles que pastoreiam.
Essas pessoas com funções na igreja têm poder de influenciar os demais através da palavra. Por isso eles estão sujeitos a provocar estragos desastrosos na vida da igreja,
· porque suas palavras não são questionadas,
· porque suas palavras são aceitas como verdades absolutas
· porque suas palavras formam opinião na cabeça das pessoas.
· Porque suas palavras são tidas como vindo de alguém que tem uma unção, autoridade espiritual.
Recentemente, alguns membros e líderes de nossa igreja deixaram de vir ao culto e foram ouvir certo pregador famoso. Alguns ficaram indignados com o que ele falou e com o que ele fez. Ele falou muitas coisas que um líder crente não pode falar em público porque ofende as pessoas e forma opinião.
Tomo a liberdade de dizer que um certo líder que lá esteve desabafou dizendo: isto serve de lição para eu não deixar o culto da minha igreja para ir ver pregadores famosos que eu não conheço direito.
Um líder que não refreia a língua, que não é capaz de manter a confidencialidade, que não é capaz de manter para si o julgamento que faz das outras pessoas, que põe etiquetas nas pessoas por classe – os mais inteligentes, os mais graduados, os que se vestem mal, os preguiçosos, os esforçados, etc. Esse líder é capaz de fazer estragos catastróficos.
Aos líderes, principalmente aqueles que estão assumindo posição de liderança na igreja pela primeira vez, eu quero dar um conselho. Sejam sábios no uso da língua, pois sempre que emitirem uma opinião alguém vai ser moldado por ela.
Por isso, sempre que estiverem diante de uma situação difícil de lidar, que suas palavras foram malentendidas, ou que podem ser malentendidas ... tragam o assunto para o pastor, para que juntos possam tratar da questão.
Mas antes de tudo submetam à ação do Espírito Santo para que ele lhes dê sabedoria no trato com os irmãos.
Língua, mal incontido, veneno mortífero
Nos versos 3 a 7 – Tiago compara o freio e o cavalo, o leme e navio, o fogo e a floresta com a língua e o corpo – coisas tão pequenas como o freio, o leme e o fogo, mas capazes exercer efeitos enormes. Da mesma forma a língua funciona – órgão mínimo em relação ao corpo, mas capaz de afetar a todos os outros, e até a alma. Se dominamos a língua, também dominamos o corpo.
Ele diz que o homem consegue domar todas as criaturas da terra, mas não a língua.
Olhe nessa colocação de Tiago: a língua é mal incontido, é mal carregado de veneno mortífero. Portanto, devemos tratá-la com zelo e cuidado para não sermos invenenados e envenenar os outros.
Um orgão pequeno que tem poder sobre todos os demais.
Com a língua bendizemos e amaldiçoamos (9 e 10)
Essa é a grande e maléfica ironia: adoramos a Deus e atacamos as pessoas ao mesmo tempo com nossa língua.
Tiago fica indignado porque o homem é a imagem e semalhança de Deus. Atacar o próximo é como se atacássemos o próprio Deus.
Com a mesma boca ... (vv 11 e 12)
Com a mesma boca que consegue:
· Abençoar e amaldiçoar;
· Cantar hinos de louvores e cânticos de conteúdo moral discutível;
· Falar palavras de amor e de ódio;
· Condenar e perdoar;
· Falar bem e falar mal;
· Falar das coisas de Deus e anedotas obscenas e torpes.
No verso 10 ele dá a sentença: Não é conveniente que sejam assim.
Conclusão:
Há muitos crentes que têm duas personalidades: a de cidadão do Reino de Deus e a de cidadão do reinoo mundo. Na igreja ou quando estão com outros crentes são santos. Quando estão indo pela vida afora são do mundo. Ninguém consegue perceber características de crente neles.
Todos nós temos a natureza humana, como Tiago deixa muito claro, que pesa em nós e nos leva a pecar. Mas a palavra de Deus diz que “... se pecarmos, ele é fiel e justo para nos perdoar”. Nós pecamos, mas reconhecemos o nosso erro, e não nos sentimos confortáveis com isso, confessamos e Deus nos perdoa.
Entretanto, irmãos, há aqueles crentes para os quais certas coisas são muito normais.
Já contei em sermão a ilustração de “um pastor que foi pela primeira vez conhecer o gerente do banco de sua pequena cidade. O gerente o recebeu muito bem e foi logo oferecendo um cafezinho e o convidou para conhecer o Zé, um cara muito legal, muito divertido que conta umas piadas pornográficas que ninguém consegue ficar sem rir. Foi apresentado ao Zé, ele era um dos presbíteros da sua igreja”.
Aqui está como ilustração, mas a realidade da vida não é diferente disso. Há até pastores que trocam e-mails de piadas pornográficas.
Estive em um treinamento para se previnir de ser respingado por problemas de abuso de menores em comunidades. A pastora citou uma estatística triste de que 30% dos pastores estão envolvidos com pornografia, ou consulta pornografia, na internet regularmente.
Mas não é só isto. O pastor meu chefe disse que esteve conversando com um pesquisador que constatou que 90% dos homens já estiveram ou estão envolvidos com pornografia na internet ou de qualquer outra forma.
A mesma língua que pregava a palavra na igreja, pregava as piadas sujas no trabalho, diz a ilustração.
Efésios 2:10 diz “pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparaou para que andássemos nela”. A tradução em inglês NRSV que diz “... para ser o nosso estilo de vida”.
1 Coríntios 5:1 “Geralmente se ouve que há entre vós imoralidade, e imoralidade que nem mesmo entre os gentios se vê, a ponto de haver quem vive com a mulher de seu pai.” e 5:11 “Mas agora vos escrevo que não vos comuniqueis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal nem sequer comais”.
Para meditação tanto dos líderes que estão assumindo funções na igreja, os que já são líderes, e também todos nós crentes em Cristo eu deixo os seguinte texto de Efésios 4:1-6
“...vivam de maneira digna da vocação a que foram chamados. Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando-vos uns aos outros com amor. Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos.”
Esse é o perfil do crente e, principalmente, daqueles que foram chamados para liderar na igreja. Nós fomos chamados para ser benção na vida da igreja.
Para sermos completamente benção temos que ter controle de nossa língua.
Eu quero encerrar convidando todos vocês para recitar Sl 19:14 comigo“que as palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, rocha minha e redentor meu!
AMÉM.
Pastor Alcenir
Tiago 3:1-12
26 de julho de 2009
Igreja Presbiteriana de Richmond
www.iprichmond.com
www.iprichmond.com/tv
www.iprichmond.com/radio
Tiago, o Bispo da Igreja de Jerusalém, é um pastor durão
Tiago é um pastor que conhece, sabe o que é a sua igreja. Na igreja de Jerusalém supõe-se que tinha quase 100% de judeus que se tornaram cristãos. Todos tem grande conhecimento das escrituras e das leis.
Thiago sabe disso. Ele é direto, não faz rodeios e nem usa de palavras doces. Ele vai direto ao assunto e confronta.
O uso da palavra com sabedoria vai determinar os resultados do trabalho de um líder. O líder, cujas palavras expressam os fundamentos básicos do povo escolhido de Deus - ser santo e amado, de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência (Col 3:12) – tem o certificado para uma carreira brilhante em qualquer posição.
Eu já dei muitas aulas sobre liderança no contexto da administração. A definição mais simples de líder diz que é aquela pessoa que consegue levar outras pessoas a fazer coisas que ele quer que sejam feitas para trazer resultadoss bons para ele, para a empresa, igreja, repartição pública, e para a própria pessoa que vai fazer.
Há líderes que só conseguem que as pessoas façam as coisas porque são obrigadas, porque se não fizerem vão ter a hora cortada, porque podem perder o emprego, porque não serão promovidas ou por muitas outras razões que ele quer evitar.
Há outros líderes, porém, com quem as pessoas desejam trabalhar por mais que o trabalho seja rude, ou que as atividades sejam desgastantes. Quando reflito sobre um líder ideal, lembro dos versos de um hino que diz “Bem pouco importa eu ir morar / Em alto monte, à beira-mar, / Em casa ou gruta, boa ou ruim, / Com Cristo aí é céu pra mim”. Se substituirmos algumas palavras o hino vai refletir examente esse líder “Bem pouco importa eu trabalhar / Em alto monte, à beira-mar, / Em escritório ou na roça, varrer rua ou coisa assim, / Com esse líder, com Cristo ali, é bom prá mim”.
Aqueles líderes que naturalmente atraem as pessoas para trabalhar com eles têm as características descritas no primeiro parágrafo: são de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.
Geralmente a qualidade mais atrativa dele é a maneira de falar, o conteúdo das suas palavras. Quando ele se dirige a quem quer que seja, o poder de suas palavras é tão grande que os que ouvem não têm argumento para dizer não. Mas pelo contrário, ficam felizes de poder ajudá-lo.
Sabem o que dá tanto poder a suas palavras? Elas são compassivas, bondosas, cheias de humildade, transmitidas de maneira mansa, amorosa, carinhosa e agradecida, mas adiciona também a qualidade da paciência, ou seja, a disposíção de ouvir e entender as fraquezas e limitações de seus colaboradores.
O maior retrato desse tipo de líder é Jesus Cristo. Portanto, quando somos avaliados assim, estamos refletindo a imagem de Cristo em nós.
Estou ilustrando esse caráter com o de um líder, mas isso são características de qualquer pessoa. Thiago está escrevendo a todos, não apenas aos líderes.
A palavra é o maior instrumento de relacionamento entre as pessoas. Palavras podem construir ou destruir, dar vida ou matar, dar saúde ou enfermidade, queimar ou sarar as queimaduras, pode transmitir amor ou ódio, pode gerar uma guerra ou promover a paz.
Thiago compara a língua com o fogo por duas razões: primeiro, pela sua abrangência, ou seja, pela distância que pode atingir. Usando a idéia de guerra, diz-se que a língua é comparada com uma flecha. A mão pode atingir alguém em distância pouco maior que um metro, mas a língua atinge a distância de uma flecha.
Segundo, a língua é incontrolável. Os moradores da Califórnia sabem o que é perder o controle do fogo, devido ao vento que sopra em suas montanhas. Em poucos instantes, o fogo se espalha e ninguém mais consegue controlá-lo. Assim é a língua. Uma informação duvidosa sobre uma pessoa, se escapar ao público, rapidamente se perde o controle e a vida da pessoa é destruída. Isto é o que Tiago está dizendo: “Vede que uma fagulha põe em brasas tão grande selva”.
Mestres
Tiago tem também um endereço certo. Sei que há professores aqui. Professores, vocês sabem a responsabilidades de vocês com relação ao uso da palavra, pois alunos seus podem sofrer o efeito danoso de uma palavra sua pela vida todo. Assim como o de pastoreio, o de ensino é dom de Deus para edificação de sua igreja. Tiago aponta o perigo de tomar esse encargo sobre si mesmo. O mestre molda as mentes imaturas para o bem ou para o mal. Aqui o aviso é particularmente a respeito da censura e da malícia. Maior Juízo esperam aqueles que se exaltam como guias, mas não seguem o Caminho e obrigam outros a trilhá-lo. Como exemplo de humildade, Tiago inclui a si mesmo entre os mestres que falham.
Nós mestres também tropeçamos
Tiago se inclui entre aqueles que desejam ou estão sujeitos a ser ensinadores, se tornarem mestres.
Se alguém é capaz de não cometer erros ao falar, é também capaz de evitar que todo o corpo cometa erros.
Tendemos a interpretar esse verso de maneira complexa. Tiago tenta deixar claro aqui que a natureza humana nos induz a cometer erros. Muitos se orgulham de ser capazes de conter a língua. Ele acha isso muito difícil, pois a língua é tão difícil de conter quanto o resto do corpo. E que a língua contamina todo o corpo.
Ele está exortando a sua igreja a buscar a perfeição, a santificação, e está chamando atenção particularmente para o problema da língua.
Aqui ele está se referindo especificamente:
às conversas livres,
ao bate-papo,
· onde a fofoca rola solta,
· onde uns acusam os outros,
· onde são lançadas verdades infundadas que podem manchar injustamente a imagem dos outros,
· onde pela crítica muitos dizem meias verdades sobre os outros, e isto vai levar alguém a mudar de idéia sobre o que acham dos outros.
Tudo isso acontece e é muito ruim, destrói a comunhão na nossa comunidade, cria inimizades, desconfianças e precisa ser tratado.
Mas ele está falando principalmente:
· para aqueles que ensinam;
· para aqueles que exercem influência sobre os outros;
· para aqueles que têm mais instrução e podem ensinar;
· para aqueles que estão em funções de liderança;
· para aqueles que lideram um ministério qualquer;
· para aqueles que pastoreiam.
Essas pessoas com funções na igreja têm poder de influenciar os demais através da palavra. Por isso eles estão sujeitos a provocar estragos desastrosos na vida da igreja,
· porque suas palavras não são questionadas,
· porque suas palavras são aceitas como verdades absolutas
· porque suas palavras formam opinião na cabeça das pessoas.
· Porque suas palavras são tidas como vindo de alguém que tem uma unção, autoridade espiritual.
Recentemente, alguns membros e líderes de nossa igreja deixaram de vir ao culto e foram ouvir certo pregador famoso. Alguns ficaram indignados com o que ele falou e com o que ele fez. Ele falou muitas coisas que um líder crente não pode falar em público porque ofende as pessoas e forma opinião.
Tomo a liberdade de dizer que um certo líder que lá esteve desabafou dizendo: isto serve de lição para eu não deixar o culto da minha igreja para ir ver pregadores famosos que eu não conheço direito.
Um líder que não refreia a língua, que não é capaz de manter a confidencialidade, que não é capaz de manter para si o julgamento que faz das outras pessoas, que põe etiquetas nas pessoas por classe – os mais inteligentes, os mais graduados, os que se vestem mal, os preguiçosos, os esforçados, etc. Esse líder é capaz de fazer estragos catastróficos.
Aos líderes, principalmente aqueles que estão assumindo posição de liderança na igreja pela primeira vez, eu quero dar um conselho. Sejam sábios no uso da língua, pois sempre que emitirem uma opinião alguém vai ser moldado por ela.
Por isso, sempre que estiverem diante de uma situação difícil de lidar, que suas palavras foram malentendidas, ou que podem ser malentendidas ... tragam o assunto para o pastor, para que juntos possam tratar da questão.
Mas antes de tudo submetam à ação do Espírito Santo para que ele lhes dê sabedoria no trato com os irmãos.
Língua, mal incontido, veneno mortífero
Nos versos 3 a 7 – Tiago compara o freio e o cavalo, o leme e navio, o fogo e a floresta com a língua e o corpo – coisas tão pequenas como o freio, o leme e o fogo, mas capazes exercer efeitos enormes. Da mesma forma a língua funciona – órgão mínimo em relação ao corpo, mas capaz de afetar a todos os outros, e até a alma. Se dominamos a língua, também dominamos o corpo.
Ele diz que o homem consegue domar todas as criaturas da terra, mas não a língua.
Olhe nessa colocação de Tiago: a língua é mal incontido, é mal carregado de veneno mortífero. Portanto, devemos tratá-la com zelo e cuidado para não sermos invenenados e envenenar os outros.
Um orgão pequeno que tem poder sobre todos os demais.
Com a língua bendizemos e amaldiçoamos (9 e 10)
Essa é a grande e maléfica ironia: adoramos a Deus e atacamos as pessoas ao mesmo tempo com nossa língua.
Tiago fica indignado porque o homem é a imagem e semalhança de Deus. Atacar o próximo é como se atacássemos o próprio Deus.
Com a mesma boca ... (vv 11 e 12)
Com a mesma boca que consegue:
· Abençoar e amaldiçoar;
· Cantar hinos de louvores e cânticos de conteúdo moral discutível;
· Falar palavras de amor e de ódio;
· Condenar e perdoar;
· Falar bem e falar mal;
· Falar das coisas de Deus e anedotas obscenas e torpes.
No verso 10 ele dá a sentença: Não é conveniente que sejam assim.
Conclusão:
Há muitos crentes que têm duas personalidades: a de cidadão do Reino de Deus e a de cidadão do reinoo mundo. Na igreja ou quando estão com outros crentes são santos. Quando estão indo pela vida afora são do mundo. Ninguém consegue perceber características de crente neles.
Todos nós temos a natureza humana, como Tiago deixa muito claro, que pesa em nós e nos leva a pecar. Mas a palavra de Deus diz que “... se pecarmos, ele é fiel e justo para nos perdoar”. Nós pecamos, mas reconhecemos o nosso erro, e não nos sentimos confortáveis com isso, confessamos e Deus nos perdoa.
Entretanto, irmãos, há aqueles crentes para os quais certas coisas são muito normais.
Já contei em sermão a ilustração de “um pastor que foi pela primeira vez conhecer o gerente do banco de sua pequena cidade. O gerente o recebeu muito bem e foi logo oferecendo um cafezinho e o convidou para conhecer o Zé, um cara muito legal, muito divertido que conta umas piadas pornográficas que ninguém consegue ficar sem rir. Foi apresentado ao Zé, ele era um dos presbíteros da sua igreja”.
Aqui está como ilustração, mas a realidade da vida não é diferente disso. Há até pastores que trocam e-mails de piadas pornográficas.
Estive em um treinamento para se previnir de ser respingado por problemas de abuso de menores em comunidades. A pastora citou uma estatística triste de que 30% dos pastores estão envolvidos com pornografia, ou consulta pornografia, na internet regularmente.
Mas não é só isto. O pastor meu chefe disse que esteve conversando com um pesquisador que constatou que 90% dos homens já estiveram ou estão envolvidos com pornografia na internet ou de qualquer outra forma.
A mesma língua que pregava a palavra na igreja, pregava as piadas sujas no trabalho, diz a ilustração.
Efésios 2:10 diz “pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparaou para que andássemos nela”. A tradução em inglês NRSV que diz “... para ser o nosso estilo de vida”.
1 Coríntios 5:1 “Geralmente se ouve que há entre vós imoralidade, e imoralidade que nem mesmo entre os gentios se vê, a ponto de haver quem vive com a mulher de seu pai.” e 5:11 “Mas agora vos escrevo que não vos comuniqueis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal nem sequer comais”.
Para meditação tanto dos líderes que estão assumindo funções na igreja, os que já são líderes, e também todos nós crentes em Cristo eu deixo os seguinte texto de Efésios 4:1-6
“...vivam de maneira digna da vocação a que foram chamados. Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando-vos uns aos outros com amor. Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos.”
Esse é o perfil do crente e, principalmente, daqueles que foram chamados para liderar na igreja. Nós fomos chamados para ser benção na vida da igreja.
Para sermos completamente benção temos que ter controle de nossa língua.
Eu quero encerrar convidando todos vocês para recitar Sl 19:14 comigo“que as palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, rocha minha e redentor meu!
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